SAÚDE OCULAR
Dicas simples para olhos saudáveis
Seus olhos são uma parte importante da sua saúde. Há muitas coisas que você pode fazer para mantê-los saudáveis e garantir que você esteja vendo o seu melhor. Siga estes passos simples para manter os olhos saudáveis durante seus anos dourados.
Faça um exame oftalmológico dilatado abrangente.
Você pode pensar que sua visão está boa ou que seus olhos estão saudáveis, mas visitar seu oftalmologista para um exame oftalmológico completo com dilatação é a única maneira de realmente ter certeza. Quando se trata de problemas comuns de visão, algumas pessoas não percebem que poderiam enxergar melhor com óculos ou lentes de contato. Além disso, muitas doenças oculares comuns, como o glaucoma, a doença ocular diabética e a degeneração macular relacionada com a idade, muitas vezes não apresentam sinais de alerta. Um exame oftalmológico dilatado é a única maneira de detectar essas doenças em seus estágios iniciais.
Durante um exame oftalmológico dilatado abrangente, seu oftalmologista coloca colírios em seus olhos para dilatar ou alargar a pupila e permitir que mais luz entre no olho, da mesma forma que uma porta aberta permite que mais luz entre em um quarto escuro. Isso permite que seu oftalmologista dê uma boa olhada na parte de trás dos olhos e os examine em busca de sinais de danos ou doenças. Seu oftalmologista é o único que pode determinar se seus olhos estão saudáveis e se sua visão está no seu melhor.
Conheça o histórico de saúde ocular da sua família.
Converse com seus familiares sobre seu histórico de saúde ocular. É importante saber se alguém foi diagnosticado com alguma doença ou condição, pois muitas são hereditárias. Isso ajudará a determinar se você corre maior risco de desenvolver uma doença ou condição ocular.
Coma bem para proteger sua visão.
Você já ouviu falar que cenouras são boas para os olhos. Mas seguir uma dieta rica em frutas e vegetais, especialmente folhas verdes escuras, como espinafre, couve ou couve, também é importante para manter os olhos saudáveis. A pesquisa também mostrou que há benefícios para a saúde ocular ao comer peixes ricos em ácidos graxos ômega-3, como salmão, atum e linguado.
Mantenha um peso saudável.
Estar com sobrepeso ou obesidade aumenta o risco de desenvolver diabetes e outras condições sistêmicas, que podem levar à perda de visão, como doença ocular diabética ou glaucoma. Se você estiver tendo problemas para manter um peso saudável, converse com seu médico.
Use óculos de proteção.
Use óculos de proteção ao praticar esportes ou realizar atividades em casa. Os óculos de proteção incluem óculos e óculos de segurança, escudos de segurança e protetores oculares especialmente projetados para fornecer a proteção correta para uma determinada atividade. A maioria das lentes protetoras para óculos é feita de policarbonato, que é 10 vezes mais resistente que outros plásticos. Muitos oftalmologistas vendem óculos de proteção, assim como algumas lojas de artigos esportivos.
Pare de fumar ou nunca comece.
Fumar é tão ruim para os olhos quanto para o resto do corpo. A pesquisa relacionou o tabagismo a um risco aumentado de desenvolver degeneração macular relacionada à idade, catarata e danos ao nervo óptico, os quais podem levar à cegueira.
Seja legal e use seus óculos escuros.
Os óculos de sol são um ótimo acessório de moda, mas sua função mais importante é proteger os olhos dos raios ultravioleta do sol. Ao comprar óculos de sol, procure aqueles que bloqueiem 99 a 100 por cento da radiação UV-A e UV-B.
Dê um descanso aos seus olhos.
Se você passa muito tempo no computador ou concentrado em alguma coisa, às vezes você se esquece de piscar e seus olhos podem ficar cansados. Experimente a regra 20-20-20: a cada 20 minutos, desvie o olhar cerca de 6 metros à sua frente por 20 segundos. Isso pode ajudar a reduzir a fadiga ocular.
Limpe bem as mãos e as lentes de contato.
Para evitar o risco de infecção, lave sempre bem as mãos antes de colocar ou retirar as lentes de contato. Certifique-se de desinfetar as lentes de contato conforme as instruções e substituí-las conforme apropriado.
Pratique a segurança ocular no local de trabalho.
Os empregadores são obrigados a fornecer um ambiente de trabalho seguro. Quando óculos de proteção forem necessários como parte de seu trabalho, crie o hábito de usar o tipo apropriado em todos os momentos e incentive seus colegas de trabalho a fazerem o mesmo.
MIOPIA
Na miopia, o olho é mais longo que o normal ou a córnea é muito íngreme, de modo que os raios de luz se concentram na frente da retina. Os objetos próximos são nítidos, mas os objetos distantes parecem desfocados. Na maioria das vezes, isso é um inconveniente, considerando o quão frustrante pode ser depender de lentes de contato ou óculos. Além disso, olhos com alto grau de miopia apresentam risco aumentado de desenvolver uma doença grave, como descolamento de retina ou glaucoma.
HIPERMETROPIA
Na hipermetropia, o olho é mais curto que o normal ou a córnea é muito plana, de modo que os raios de luz se concentram atrás da retina. Os raios de luz de objetos próximos, como páginas de um livro, não podem ser focalizados claramente pela retina. Alguém com olhos hipermetrópicos pode achar que sua visão fica turva ao olhar para objetos próximos e que a visão fica mais clara ao olhar para objetos distantes. Colocar uma lente positiva (convexa) na frente de um olho hipermetrópico permite que a imagem seja movida para frente, permitindo o foco correto na retina.
Um certo grau de hipermetropia é comum em muitas pessoas, embora isto só represente um problema quando a nossa capacidade de ver é significativamente afetada ou quando dores de cabeça e cansaço visual são comuns.
PRESBIOPIA
Quando somos jovens, o cristalino do olho pode mudar de formato, permitindo-nos focar objetos próximos. Após os 40 anos, o cristalino torna-se visivelmente mais rígido e a leitura de perto torna-se cada vez mais difícil. Esta condição é chamada de presbiopia e é uma parte normal do envelhecimento
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA PRESBIOPIA?
A presbiopia geralmente é notada pela primeira vez por dificuldades de leitura com pouca luz. Muitas vezes, você pode descobrir que levará mais tempo para os olhos mudarem de foco da leitura para a distância e da distância para a leitura. Podem ser necessários óculos para fornecer poder de foco adicional ao olho, pois a leitura se mostra mais problemática.
A distância de leitura determina qual potência você precisa. Por exemplo, olhar para a tela de um computador exigirá uma potência diferente para ler um livro. Perguntaremos sobre seu estilo de vida e levaremos isso em consideração ao prescrever sua adição de leitura para garantir clareza de visão para a tarefa visual necessária.
GLAUCOMA
O que é glaucoma?
Glaucoma é o nome de um grupo de doenças oculares que danificam o nervo óptico. Este nervo transporta informações da camada sensível à luz do olho, a retina, para o cérebro, onde é percebida como uma imagem. A retina pode ser considerada semelhante ao “filme” de uma câmera onde a luz é focada. A informação é então enviada ao longo do nervo óptico.
Todos os glaucomas têm certas características importantes em comum. Estes são aumento da pressão dentro do olho, “escavação” do disco óptico e perda do campo visual periférico. Quaisquer duas dessas três características geralmente são suficientes para que haja um risco muito forte de ter glaucoma.
O que controla a pressão no olho?
O olho está cheio principalmente de substâncias e líquidos à base de água. Pense que há uma “torneira” dentro do olho – produzindo constantemente líquido fresco. Esta 'torneira' é uma camada de células atrás da íris (a parte colorida do olho). O fluido produzido é denominado 'aquoso'. Este líquido está dentro do olho e não está ligado às lágrimas.
O olho também possui um sistema de “drenagem”. Os drenos estão localizados na parte frontal do olho, entre a borda da córnea e a íris.
Portanto, o aumento da pressão ocular é devido ao aumento da produção de líquido ou à diminuição da drenagem de líquido do olho (ou uma combinação de ambos).
Como o aumento da pressão danifica o nervo?
O mecanismo do dano não é claro. Certamente, quando a pressão aumenta muito repentinamente (como no glaucoma agudo), há claramente uma falta de fornecimento de sangue à cabeça do nervo do olho. Existem várias outras teorias sobre como o dano nervoso realmente ocorre.
O que certamente se sabe é que BAIXAR esta pressão atrasa a progressão do glaucoma. No glaucoma agudo súbito, a redução da pressão pode salvar a visão de um olho que, de outra forma, estaria destinado a perder a visão.
Quão comum é o glaucoma?
É uma das razões mais comuns de cegueira no mundo ocidental. Existem vários tipos diferentes. Estes incluem glaucoma simples crônico (o tipo mais comum), glaucoma agudo, glaucoma congênito e glaucomas secundários que surgem secundários a alguma outra condição ou influência.
Quem contrai glaucoma crônico?
Existem vários “fatores de risco” para o desenvolvimento de glaucoma crônico. Estes são:
- Idade - O glaucoma crônico é incomum abaixo dos 40 anos de idade, mas afeta 1% das pessoas acima dessa idade e 5% acima dos 65 anos.
- Raça - Pessoas de origem afro-caribenha apresentam risco aumentado de desenvolver glaucoma.
- História Familiar - Existe um elemento “genético” no glaucoma. Se um parente próximo (pai/irmão) tiver Glaucoma, você não deve se preocupar, mas certifique-se de fazer check-ups regulares para detectar quaisquer alterações o mais cedo possível, caso elas ocorram.
- Miopia – Pessoas com visão muito curta correm maior risco de desenvolver glaucoma crônico.
Por que o glaucoma crônico não tratado pode causar séria perda de visão?
A principal razão é que o glaucoma crônico geralmente NÃO apresenta SINTOMAS. Não há dor e sua visão também parecerá normal, mas silenciosamente, sua visão está se deteriorando lentamente. O glaucoma tende a danificar primeiro o campo de visão periférico, por isso não é percebido pela maioria. Somente quando o campo periférico foi significativamente danificado é que algumas pessoas começam a esbarrar em coisas ou a ver veículos em sentido contrário no último minuto, por exemplo.
Como o glaucoma crônico é detectado?
Existem poucos testes que podem ajudar a detectar o glaucoma. São eles:
Medir a pressão dentro do olho - geralmente uma lufada de ar ou um 'tonômetro' de contato especial
Exame do seu 'campo visual' - geralmente, uma máquina onde você pressiona um botão quando vê luzes na sua visão periférica
Exame do seu nervo óptico pelo seu oftalmologista.
Todos estes testes são muito simples, não doem e são feitos pelos nossos optometristas no consultório.
O glaucoma crônico pode ser tratado?
SIM. Um regime simples de colírios diários pode retardar a progressão do glaucoma na grande maioria das pessoas. Às vezes, é necessária uma operação chamada trabeculectomia. Ambos os tratamentos demonstraram ser muito eficazes.
Glaucoma Agudo
O que é glaucoma agudo?
Esta é uma forma de glaucoma em que a pressão dentro do olho aumenta repentinamente. Isso acontece devido a um bloqueio físico dos canais de drenagem dentro do olho, no “ângulo” do olho (onde a córnea encontra a íris). É por isso que é frequentemente referido como “glaucoma de ângulo fechado”.
Quais são os sintomas do glaucoma agudo?
Dor intensa - muitas vezes, as pessoas acordam durante a noite com uma dor muito forte em um olho (embora possa acontecer em ambos os olhos simultaneamente - isso é incomum).
Vermelhidão dos olhos.
Visão turva - às vezes 'haloes' podem ser vistos em torno de luzes brilhantes.
Náuseas e vômitos .
Como é tratado o Glaucoma Agudo?
O glaucoma agudo é inicialmente tratado com medicamentos poderosos para ajudar a reduzir a pressão dentro do olho muito rapidamente. Posteriormente, dependendo da natureza da causa da crise, colírios, laser e cirurgia são as diversas opções à disposição do cirurgião.
Um tratamento semelhante, geralmente apenas com laser, geralmente é realizado no outro olho, para garantir que o mesmo ataque agudo não ocorra ali também.
Óculos com qualidade e tecnologia ao alcance de todos.
PLAZA SHOPPING
2º PISO - Q01
PÇA DA MATRIZ
PAU DOS FERROS - RN